FANDOM

Afrodite
Afrodite
Informações
Títulos Deusa do Amor, Beleza
Nome Romano Vênus
Símbolos Pomba, Concha do mar, Espuma do mar, Espelhos, Cinto, Rosa, Alface, Maçã, Ganso, Coelho
Armas Cinto Mágico

Afrodite (Ἀφροδίτη) era a Deusa do amor e da beleza. Na maioria dos mitos, ela ergueu-se do oceano depois que Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar, porém em outros mitos ela é filha de Tálassa e Urano. E em outros mitos, ela é filha de Dione e Zeus.

PersonalidadeEditar

Nos mitos, Afrodite é retratada como uma mulher linda, vaidosa, sedutora, uma amante fervorosa que, quando amava, o fazia incondicionalmente. É retratada também como uma mulher maternal, temperamental e é facilmente ofendida, vingando-se e punindo quem a ofende.

MitosEditar

NascimentoEditar

Existem duas versões sobre do nascimento de Afrodite. A primeira é a mais conhecida, Afrodite nasceu após Cronos cortar os órgãos genitais de Urano e jogá-los no mar, isso causou um espuma no mar e dessa espuma, Afrodite nasceu. E na segunda versão, a menos utilizada, Afrodite é filha de Dione com Zeus.

HefestoEditar

Há duas versões sobre o casamento de Afrodite com Hefesto. Na primeira versão, Zeus temendo que os outros Deuses começassem a brigar entre si por causa da imensa beleza de Afrodite, ele a casa com Hefesto, o ferreiro dos deuses. Na outra versão, Hera arremessou Hefesto ao mar do topo do Monte Olimpo em desgosto, pois ele era muito feio e deformado para viver com os outros deuses. Hefesto se vinga prendendo Hera em um trono. Em troca de libertar a mãe, Hefesto pede a mão de Afrodite em casamento.

Feliz por estar casado com Afrodite, Hefesto forja lindas joias para sua esposa, incluindo o Cinto Mágico, que a deixa ainda mais irresistível para os homens. Desatento e medonho, seu marido, Hefesto, inadvertidamente deixa Afrodite se sentindo solitária e sem valor. Ela encontra consolo nos braços de outros homens como Ares.

Certa vez, o Deus do Sol, Hélio pegou Afrodite traindo Hefesto com Ares e ele informou Hefesto sobre o que tinha visto. Como vingança, Hefesto cria uma armadilha para pegá-los. No momento certo, uma rede cai sobre Ares e Afrodite, assim encurralando-os, porém Hefesto não estava satisfeito e chamou todos os deuses do Olimpo para ver a cena. Quando foram soltos, envergonhados, eles fugiram para locais diferentes. Ares foi para Trácia e Afrodite fugiu para Chipre.

Alguns mitos contam que Hefesto não teria aceitado a traição de Afrodite e que por isso, ele perseguia Harmonia, filha de Ares e Afrodite, que teria sido gerada quando Hefesto e Afrodite ainda estavam casados. Hefesto teria amaldiçoado Harmonia com um colar no dia de seu casamento. Harmonia só conseguiu viver em paz com seu marido, Cadmo, depois que os deuses a levaram para viver numa ilha isolada.

PsiquêEditar

Psiquê era uma mortal de uma beleza surpreendente, que deixou Afrodite terrivelmente enfurecida, pois os homens abandonaram a adoração a ela para admirar Psiquê. Afrodite ordenou a seu filho, Eros que fizesse com que Psiquê se apaixonasse por um monstro, entretanto, Eros se apaixonou por ela e a levou para morar com ele em segredo. Afrodite descobriu que foi enganada por seu filho, e ordenou que Psiquê cumprisse uma série de desafios difíceis. Finalmente, Eros implorou a Zeus que intervisse. Então, ele declarou que Psiquê e Eros poderiam ficar juntos e transformou a garota em imortal.

AdônisEditar

Certa vez, enquanto Afrodite e seu filho Eros se abraçavam, uma das flechas de Cupido furou-a. Ela empurrou-o pensando que não fosse nada. No entanto, ela viu um mortal chamado Adônis, e se apaixonou profundamente por ele. Porém Perséfone também o amava. As duas brigaram, e Zeus encontrou uma solução para a situação: Adônis passaria um terço do ano com Afrodite, um terço com Perséfone, e no último terço com quem ele escolher. No entanto, Adônis foi morto pelo Javali Erimanto. Afrodite o segurou em seus braços e borrifou néctar nele. Isso fez com que seu sangue virasse anêmona. Sua filha com Adônis foi Béroe e Afrodite a fez deusa da cidade.

Guerra de TróiaEditar

Afrodite é um dos fatores que deram início à Guerra de Tróia. Tudo começou quando Afrodite ofereceu Helena para Páris em troca de ser eleita a mais bela pelo mesmo, porém Helena já era esposa do rei de Esparta, Menelau. Páris em um ato imaturo raptou Helena, dando início à Guerra de Troia.

RelacionamentosEditar

Galeria de ImagensEditar

AfroditeEditar

Em séries, filmes, desenhos, jogos, etc.Editar

EstátuasEditar

FontesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória