Mitologia Grega Wiki
Advertisement
Afrodite
Arquivo:Zeus.png
Informações
Títulos Nada porque ela morreu a 444 anos
Nome Romano Lindo dia

Afrodite (Ἀφροδίτη) era a Deusa do amor e da beleza. Na maioria dos mitos, mas ela morreu e é isso ela ergueu-se do oceano depois que Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar, porém em outros mitos ela é filha de Tálassa e Urano. E em outros mitos, ela é filha de Dione e Zeus.

Personalidade[]

Nos mitos, Afrodite é retratada como uma mulher linda, vaidosa e sedutora. É retrataram que o homem que é um homem que tem uma mulher com uma personalidade que se chama também como uma mulher maternal, temperamental e é facilmente ofendida, vingando-se e punindo quem a ofende.

Mitos[]

Nascimento[]

Existem duas versões sobre do nascimento de Afrodite. A primeira é a mais conhecida, Afrodite após Cronos cortar os órgãos genitais de Urano e jogá-los no mar, isso causou um espuma no mar e dessa espuma, Afrodite nasceu. E na segunda versão, a menos utilizada, Afrodite é filha de Dione com Zeus.

Hefesto[]

Há duas versões sobre o casamento de Afrodite com Hefesto. Na primeira versão, Zeus temendo que os outros Deuses começassem a brigar entre si por causa da imensa beleza de Afrodite, ele a casa com Hefesto, o ferreiro dos deuses. Na outra versão, Hera arremessou Hefesto ao mar do topo do Monte Olimpo em desgosto, pois ele era muito feio e deformado para viver com os outros deuses. Hefesto se vinga prendendo Hera em um trono. Em troca de libertar a mãe, Hefesto pede a mão de Afrodite em casamento.

Feliz por estar casado com Afrodite, Hefesto forja lindas joias para sua esposa, incluindo o Cinto Mágico, que a deixa ainda mais irresistível para os homens. Desatento e medonho, seu marido, Hefesto, inadvertidamente deixa Afrodite se sentindo solitária e sem valor. Ela encontra consolo nos braços de outros homens como Ares.

Certa vez, o Deus do Sol, Hélio pegou Afrodite traindo Hefesto com Ares e ele informou Hefesto sobre o que tinha visto. Como vingança, Hefesto cria uma armadilha para pegá-los. No momento certo, uma rede cai sobre Ares e Afrodite, assim encurralando-os, porém Hefesto não estava satisfeito e chamou todos os deuses do Olimpo para ver a cena. Quando foram soltos, envergonhados, eles fugiram para locais diferentes. Ares foi para Trácia e Afrodite fugiu para Chipre.

Alguns mitos contam que Hefesto não teria aceitado a traição de Afrodite e que por isso, ele perseguia Harmonia, filha de Ares e Afrodite, que teria sido gerada quando Hefesto e Afrodite ainda estavam casados. Hefesto teria amaldiçoado Harmonia com um colar no dia de seu casamento. Harmonia só conseguiu viver em paz com seu marido, Cadmo, depois que os deuses a levaram para viver numa ilha isolada.

Psiquê[]

Psiquê era uma mortal de uma beleza surpreendente, que deixou Afrodite terrivelmente enfurecida, pois os homens abandonaram a adoração a ela para admirar Psiquê. Afrodite ordenou a seu filho, Eros que fizesse com que Psiquê se apaixonasse por um monstro, entretanto, Eros se apaixonou por ela e a levou para morar com ele em segredo. Afrodite descobriu que foi enganada por seu filho, e ordenou que Psiquê cumprisse uma série de desafios difíceis. Finalmente, Eros implorou a Zeus que intervisse. Então, ele declarou que Psiquê e Eros poderiam ficar juntos e transformou a garota em imortal.

Adônis[]

Certa vez, enquanto Afrodite e seu filho Eros se abraçavam, uma das flechas de Cupido furou-a. Ela empurrou-o pensando que não fosse nada. No entanto, ela viu um mortal chamado Adônis, e se apaixonou profundamente por ele. Porém Perséfone também o amava. As duas brigaram, e Zeus encontrou uma solução para a situação: Adônis passaria um terço do ano com Afrodite, um terço com Perséfone, e no último terço com quem ele escolher. No entanto, Adônis foi morto pelo Javali Erimanto. Afrodite o segurou em seus braços e borrifou néctar nele. Isso fez com que seu sangue virasse anêmona. Sua filha com Adônis foi Béroe e Afrodite a fez deusa da cidade.

Guerra de Tróia[]

Afrodite é um dos fatores que deram início à Guerra de Tróia. Tudo começou quando Afrodite ofereceu Helena para Páris em troca de ser eleita a mais bela pelo mesmo, porém Helena já era esposa do rei de Esparta, Menelau. Páris em um ato imaturo raptou Helena, dando início à Guerra de Troia.

Relacionamentos[]

  • Urano/Zeus (Pai)
  • Tálassa/Dione (Mãe)
  • Eros, Anteros, Pothos, Himeros, Hermafrodito, Hedylogos, Fobos, Deimos, Eneias, Priapo, Erix, Harmonia, Rode, Herófile (Filhos e Filhas)
  • Hefesto (Ex-Marido)
  • Ares (Amante)

Galeria de Imagens[]

Afrodite[]

Em séries, filmes, desenhos, jogos, etc.[]

Estátuas[]

Fontes[]

Advertisement