FANDOM

Atena
Atena
Informações
Títulos Deusa da Sabedoria
Nome Romano Minerva
Símbolos Coruja, ramo de oliveira
Armas Égide

Atena (Αθηνη) era a Deusa da sabedoria, estratégias em batalhas, habilidades e guerra. Em alguns mitos ela era filha de Zeus e Metis, a primeira esposa de Zeus e em outros mitos, Atena era filha apenas de Zeus. Atenas ensinou aos humanos a tecelagem, a costura, a agricultura e a metalurgia. Seus símbolos são o ramo de oliveira e a coruja.

MitosEditar

NascimentoEditar

Alguns mitos contam que os pais de Atena eram Zeus e Metis. Certo dia, Zeus soube que o filho que haveria de nascer de Metis após Atena seria mais poderoso que ele e que iria destroná-lo, assim como ele destronou seu pai, Cronos. Temendo isso, Zeus enganou e engoliu Metis. No entanto, Metis estava gravida. Ela deu à luz a Atena dentro de Zeus. Zeus teve uma dor de cabeça e pediu para o Ferreiro dos Deuses, Hefesto abrir sua cabeça. Acertando a cabeça de Zeus com seu poderoso machado, Hefesto abriu a cabeça de Zeus e Atena saltou para fora totalmente crescida e vestindo uma armadura de batalha.

E outros mitos contam que Atena é filha apenas de Zeus, que nasceu após o casamento de Zeus com Hera.

Rival de AtenaEditar

Atena possui uma rivalidade com Poseidon. Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira. Os habitantes da cidade escolheram a oliveira devido à sua utilidade e a cidade foi batizada de Atenas. Não muito tempo depois, um terremoto atingiu Atenas, destruindo todas as oliveiras na área. Sua rivalidade com Poseidon continua quando Atena encontra Poseidon e Medusa juntos em seu templo. Esse tipo de comportamento foi um grande sinal de desrespeito e como punição, Atena transformou Medusa num monstro horrendo que ninguém jamais poderia olhar para ela.

FontesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória