FANDOM

Héstia
Héstia
Informações
Títulos Deusa do Lar, Família, Lareira.
Nome Romano Vesta
Símbolos Lareira, fogo e chamas.
Armas Nenhuma

Héstia (Εστία) era a Deusa que presidiu o lar familiar, a casa, a ordenação do direito de vida doméstica e familiar, o fogo e o estado. Ela protegeu a santidade da casa e foi a patrona do Conselho de Estado e do Parlamento. Ela era a filha mais velha de Cronos e Reia.

MitosEditar

Primeiros anos de vidaEditar

Héstia era a primogênita e, portanto, foi comida primeiro por Cronos, que temia ser destronado por seus filhos assim como fez com seu pai, Urano. Quando Zeus se tornou adulto, ele deu a Cronos uma bebida que fez com que Cronos vomitasse seus filhos que ele havia comido. Por ser imortal, Héstia cresceu dentro de Cronos. Ela participou da Titanomaquia, onde ela lutou contra os Titãs. Quando os Deuses venceram a batalha, ela se tornou uma dos Olimpianos.

VirgindadeEditar

Poseidon e Apolo queriam se casar com Héstia, e lutaram por ela. Perante a Zeus, Héstia jurou virgindade.

Abrindo mão de seu tronoEditar

Zeus possuía um filho semideus chamado Dionísio. Ele não era como os outros semideuses que lutaram e foram heróis. Ele era completamente diferente das outras pessoas. Ele era evitado por todos, até que ele esmagou algumas uvas de tal forma, que fez o vinho. Zeus ficou surpreso e por isso o tornou imortal, e lhe ofereceu um trono no Monte Olimpo. No entanto, 13 foi um número de azar, então ele reconsiderou. Héstia levantou-se e sendo a deusa caridosa que ela era, disse a Zeus que ela cederia seu trono no Olimpo para Dionísio. Ela então tenderia a chama sagrada do Olimpo.

RelacionamentosEditar

Galeria de ImagensEditar

HéstiaEditar

Em séries, filmes, desenhos, jogos, etc.Editar

EstátuasEditar

FontesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória