FANDOM


Hera
Hera
Informações
Títulos Rainha do Olimpo
Nome Romano Juno
Símbolos Diadema, Romã, Cetro
Armas Cetro

Hera (Ήρα) era a Deusa do casamento, filhos, amor familiar e mulheres casadas. Ela era filha de Cronos e Reia, e irmã e esposa de Zeus, assim, a rainha do Olimpo. A vaca e o pavão eram sagrados pra ela.

Hera presidia a ordem do casamento. Os descendentes legítimos de sua união com Zeus são: Ares, Hebe, Éris, Ilíria e Ênio.

MitosEditar

NascimentoEditar

Hera nasceu da união de Cronos e Reia. Cronos, temendo ser destronado por seus filhos ganhou o habito de come-los quando nasciam. Anos depois, Zeus deu a Reia uma mistura de vinho e ervas para ela dar a Cronos. Ele pensou que isso o tornaria imparável, no entanto, ao invés disso, a mistura fez com que Cronos vomitasse seus filhos já crescidos. Por serem imortais, eles foram crescendo no estômago de Cronos. Zeus com ajuda de seus irmãos cortou Cronos em pedaços e jogou-o no Tártaro.

Pedido de ZeusEditar

Zeus pediu a Hera para ela ser sua rainha, porém Hera sábia de suas muitas amantes e recusou o pedido. Maliciosamente, Zeus criou uma tempestade e transformou-se em um cuco. Hera ficou com pena e segurou-o para aquece-lo.

HefestoEditar

Depois, Hera teve seu filho, Hefesto, porém ele era tão feio e deformado que fez com que Hera o jogasse para fora do Monte Olimpo. Ele caiu em uma ilha e suas pernas foram danificadas permanentemente. Após o ocorrido, ele começou a andar desajeitadamente e fez da ilha a sua casa.

Em alguns mitos, Hefesto se vingou de sua mãe por tê-lo rejeitado, fazendo-lhe um trono mágico que, quando ela se sentou não permitiu que se levanta-se. Zeus pede para Hefesto voltar ao Olimpo para deixá-la sair. Em troca de libertar a mãe, Hefesto pede a mão de Afrodite em casamento.

IoEditar

Quando Zeus e Io estavam tendo um caso, ele tentou se esconder de Hera, criando nuvens densas sobre eles para que Hera não pudesse vê-los juntos. No entanto, Hera sabia que Zeus deveria estar sob as nuvens e foi para a Terra debaixo das nuvens densas. Zeus, preocupado com a ira de Hera, transformou sua amante em uma vaca branca. Hera estava ciente de que aquilo era um truque de Zeus, mas ela fingiu que não sábia. Ela perguntou a Zeus se ela podia ficar com a vaca e Zeus temendo que Hera descobrisse, permitiu que Hera levasse a vaca para seu jardim secreto no Olimpo. Hera amarrou Io em uma árvore e colocou Argos para vigiá-la.

Argos foi um fiel companheiro de Hera, ele era o melhor guarda que já existiu. Isso porque o corpo de Argos era completamente coberto de cem olhos azuis, e também porque Argos nunca fechou mais da metade de seus olhos ao mesmo tempo, assim, não deixando escapar nada de seus olhos.

Quando Zeus não aguentava mais a angústia de Io, ele enviou Hermes, o Mensageiro dos Deuses, para libertar Io. Hermes se disfarçou de pastor e foi até Argos tocar música para ele. Argos gostou da música e da companhia de outra pessoa porque ele estava muito entediado, pois todos os dias ele tinha que vigiar uma vaca. Quando terminou a música, Hermes começou a contar uma longa e chata história para Argos.

Eventualmente, cinquenta dos olhos de Argos fecharam e logo depois os outros cinquenta também fecharam. Quando todos os cem olhos foram fechados, Hermes tocou cada olho com seu bastão, fazendo-os ficar fechados durante o sono eterno. Hermes desamarrou Io e ela correu de volta para seu pai, que era um Deus do Rio chamado Ínaco.

Ínaco não reconheceu sua filha, mas quando Io escreveu seu nome na areia, o pai dela entendeu. Furioso, Ínaco foi até Zeus, no entanto, Zeus o matou com um raio, e desde então, tem sido de Ínaco o leito do rio seco. Finalmente, quando Hera viu Argos morto e que Io havia fugido, ela ficou extremamente enfurecida.

Ela enviou um moscardo para perseguir Io onde quer que ela fosse e picá-la continuamente. Io correu por toda Grécia, tentando fugir. Quando Io chegou no Egito, os egípcios adoraram a linda vaca e ela se tornou uma deusa egípcia. Hera disse a Zeus que ele poderia transformar Io de volta em sua forma original se ele prometesse nunca mais olhar pra ela novamente.

Após Io voltar a sua forma original, ela se torou a deusa-rainha do Egito e seu filho com Zeus se tornou o rei depois dela.

LetoEditar

Quando Hera descobriu que Zeus havia engravidado Leto com um par de gêmeos, ela fez com que Leto não pudesse parir seus filhos em terra. No entanto, Poseidon, irmão de Hera e Zeus, criou uma ilha que não tocava o fundo do oceano, assim não fazendo parte da terra. Leto foi para Ilha e pariu seus filhos lá.

SêmeleEditar

Após hera descobrir que Zeus tinha engravidado Sêmele, uma princesa mortal, ela disfarçou-se de velha, foi até Sêmele e perguntou a ela por que o pai do bebê não estava com ela. Sêmele disse que o pai era o poderoso Senhor do Céu, Zeus. Hera, ainda disfarçada, perguntou a Sêmele como ela poderia ter certeza de que o pai do bebê realmente era Zeus com tantos homens afirmando ser ele. Hera disse a Sêmele que para ela ter certeza que o homem era realmente Zeus, ela deveria pedir para ele mostrar a sua verdadeira forma para ela.

Quando Zeus voltou, Sêmele o fez prometer no rio Styx que ele lhe concederia um desejo. Zeus ficou chocado quando ela lhe pediu para mostrar-lhe a sua verdadeira forma, então ele pediu para ela mudar seu desejo, mas Sêmele recusou. Zeus, então mostrou sua verdadeira forma para Sêmele e ela imediatamente morreu queimada. Zeus retirou Dionísio do ventre de Sêmele e colocou-o em sua coxa, onde terminou a gestação. Zeus deu o seu filho, Dionísio para Hermes para que ele o levasse para um vale chamado Nysa que localizava-se em terras longínquas para escondê-lo de Hera.

ÍxionEditar

Íxion tentou ter um caso com Hera. Ao perceber as intenções dele, Hera contou a seu marido as intenções de Íxion. Zeus que estava de bom-humor achou a situação divertida e forjou um simulacro de sua esposa Hera utilizando uma nuvem, e deixou-a sós com Íxion. Despedindo-se dos Deuses, Íxion voltou para terra e acreditando que dormiu com Hera, contou para os primeiros mortais que encontrou que ele dormiu com a esposa de Zeus. Irritado, Zeus atirou um raio em Íxion e depois o jogou no Tártaro, onde foi preso em uma roda em chamas e condenado a girar nela pela eternidade.

Maçã de OuroEditar

No casamento de Tétis e Peleu todos os Deuses foram convidados, exceto a Deusa da discórdia, Éris. Irritada, ela enviou uma maçã dourada inscrito com as palavras "Para a mais bela." Imediatamente, Afrodite, Hera e Atena começam a brigar por ela. Zeus elegeu Páris, Príncipe de Troia, para escolher a vitoriosa. Cada deusa ofereceu algo para Páris em troca de ser eleita a mais bela, porém Afrodite ofereceu qualquer mulher do mundo como sua esposa; Páris concorda. Entretanto, ele escolhe Helena como sua esposa, e seu amor desencadeia a catastrófica Guerra de Troia.

RelacionamentosEditar

Galeria de ImagensEditar

HeraEditar

Em séries, filmes, desenhos, jogos, etc.Editar

EstátuasEditar

FontesEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória